Coletivo
Sobre nós
O que é O Coletivo?
Queremos mudanças
Conheça um pouco mais do coletivo e das nossas porpostas
Queremos mudanças
Como surgiu?
O Coletivo Usina Eco-Cultural surgiu do descontentamento de moradores próximos à região do Ipiranga e do antigo Incinerador Vergueiro, que foi deixado ao abandono por mais de 20 anos. Arquitetos, urbanistas, ativistas, artistas e ambientalistas e pessoas de diversas profissões decidiram, desde 2019, se unir e discutir propostas de transformação e melhorias não apenas para o Incinerador, mas para a região como um todo. O coletivo é plural, multipartidário e horizontal.
As ideias são claras
A proposta da Usina
A proposta do movimento é readequar o espaço do que foi o Incinerador Vergueiro, transformando-o em um centro de cultura e estudos sobre o meio ambiente, mantendo viva a memória do que foi aquele espaço e proporcionando um local para reflexão sobre a cidade justa e democrática que desejamos no futuro.
Temos metas
Nossos objetivos
O objetivo principal é proporcionar à comunidade local um espaço revitalizado, representando não apenas um marco cultural, mas também um gesto de reparação histórica após décadas de abandono. A Usina Eco-Cultural surge como um ponto de encontro e convivência para a comunidade, contribuindo para fortalecer os laços sociais de quem vive na região.
Algumas porpostas:
As principais
Nossas propostas consistem em mudanças e novas ideias para a construção da Usina EcoCultural, um espaço que, não apaga a antiga história do local, mas reinventa a cidade de uma maneira mais limpa.
- Espaço público aberto a comunidade
- Espaço de Educação Ambiental
- Plantio, horta e compostagem
- Vida Cultural
- Será uma construção coletiva de propostas e demandas, o debate está aberto para pensarmos e agirmos juntos.
Museu do meio ambiente: Na Usina, a educação ambiental é protagonista. A ideia é que a área da Usina seja um local para o ensino de educação ambiental e experiências práticas, como o plantio de espécies nativas, hortas suspensas (sem conexão com o solo, devido à condição desconhecida do solo) e atividades de compostagem, ensinando a população a descartar corretamente o lixo orgânico. A proposta do Museu do Meio Ambiente é um sonho coletivo de todos aqueles que acreditam que o local deve ser ressignificado, devolvendo à população um espaço semelhante ao que foi feito no Incinerador de Pinheiros, próximo à praça Victor Civita. O Museu do Meio Ambiente faz parte de um Projeto de Lei que está na Câmara Municipal de São Paulo, que tem o objetivo de criar um Parque Linear que ligaria o Parque das Águas, no Jardim Botânico, ao Parque da Independência, no Museu do Ipiranga. Esse parque passaria pela Avenida Ricardo Jafet, acompanhando o famoso riacho do Ipiranga, tão presente na história do nosso país e também no nosso hino. O museu fará parte do Corredor Verde, projeto que busca fazer um parque linear que passa ao lado do terreno da Usina, na Av. Ricardo Jafet.
Descontaminação do local: Estudos sobre a condição do terreno e entornos: Recentemente, a prefeitura foi multada por adiar a entrega dos relatórios sobre a contaminação do espaço. A CETESB aplicou uma multa em relação à ausência de resposta da prefeitura sobre uma solicitação de informações sobre contaminações feita pela Usina pouco antes de darmos início oficialmente ao movimento. Sendo assim, a prefeitura não tem laudos sobre a contaminação do terreno e regiões afetadas pela queima de lixo. Por isso, é prioridade do coletivo a realização desses estudos para garantir a segurança de todos os moradores e frequentadores da Usina. Atualmente, a prefeitura não possui laudos sobre a contaminação do terreno e das áreas afetadas pela queima de lixo. Precisamos desses estudos para garantir a segurança de todos os moradores e frequentadores do Ipiranga. As informações que temos indicam que o abandono é o principal fator de contaminação, com a presença de pombos, entre outros. O local tem atraído moradores de rua e usuários de drogas, gerando uma sensação de insegurança para a população. O espaço não pode permanecer como está!
Polo Cultural do Ipiranga
Movimento educacional
Educação e ciência
- Percebemos uma carência de cultura e ações voltadas para a educação ambiental na região. Precisamos de um espaço onde possamos debater e discutir a cidade que queremos, afinal, temos direito à cidade.
Programa Ruas Abertas
Movimento populacional
Para toda a família
- Política pública que fecha a rua aos domingos e permite que a população use para brincadeiras, a ideia é que a Rua Breno Ferraz do Amaral em frente a Usina seja uma via dentro do programa Ruas Abertas.
Melhorias para a região
Além de eventos, propostas que desenvolvem a cultura na cidade, também visamos a melhoria da comunidade local.
Mais segurança
O espaço abandonado há mais de 20 anos gera uma sensação de insegurança em seu entorno. A readequação do espaço traz mais segurança para a área e valorização para toda a região. Antes de ocuparmos o espaço, usuários de drogas estavam frequentando o local.
Espaço de cultura
Não podemos permitir que o terreno seja usado para construir mais um prédio residencial no bairro; a área é de extrema relevância e deve ser usada em prol dos cidadãos. A região necessita de espaços de cultura e de discussão da cidade que queremos.