USINA ECOCULTURAL VERGUEIRO

História

História do Incinerador Vergueiro

O Incinerador Vergueiro, localizado no Ipiranga, zona sul de São Paulo, foi um dos três incineradores da cidade. Iniciou suas atividades em 1968, a princípio para lixo doméstico, posteriormente incluindo lixo hospitalar a partir de 1977. Ativo até 2002, o Incinerador Vergueiro desempenhou um papel significativo na história da coleta de lixo em São Paulo, chegando a incinerar cerca de 50 toneladas diárias.

O bairro do Ipiranga, predominantemente industrial, testemunhou o crescimento do descontentamento com o Incinerador, cujas fumaças atingiam um raio de 10km, afetando até cidades vizinhas. A população protestou intensamente na década de 90 e início dos anos 2000, destacando a inadequação ambiental do Incinerador. Em 2000, um protesto bloqueou a entrada de caminhões, levando o poder público a avaliar o incinerador.

O laudo de dezembro de 2000 revelou a presença de coliformes fecais, bacteriófagos e substâncias tóxicas nas cinzas, invalidando sua eficácia na esterilização do lixo. Detectou-se também a liberação de substâncias cancerígenas nas fumaças. Pressionada, a prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental, reduzindo a média diária de lixo para 6 toneladas. Em dezembro de 2001, ocorreu a última queima.

LINHA DO TEMPO
1968
INICIO DAS ATIVIDADES
INCIO DAS ATIVIDADES
O Incinerador Vergueiro foi um dos três incineradores paulistanos, localizado no Ipiranga, zona sul de São Paulo, sendo apenas ele, responsável pela queima de 50 toneladas de lixo por dia. Exatamente ao lado da Estação Santos-Imigrantes, da Linha-2 Verde do metrô, inicialmente sendo destinado ao lixo doméstico
ENCERRAMENTO
2002
ENCERRAMENTO
Após protestos feitos pela população, encerra-se a queima de lixo
2004
TRANSBORDO VERGUEIRO
TRANSBORDO VERGUEIRO
Concessão das operações do Transbordo Vergueiro por 20 anos para a empresa EcoUrbis Ambiental
CENTRO CULTURAL
2019
CENTRO CULTURAL
Primeira reunião da comunidade para propor o Centro Cultural no antigo Incinerador, iniciativa do CADES Ipiranga.
2021
MODERNIZAÇÃO
MODERNIZAÇÃO
Em maio, iniciou-se a obra de modernização do Transbordo Vergueiro
OCUPAÇÃO
2022
OCUPAÇÃO
Em julho, a comunidade começa a ocupar o antigo espaço Incinerador, iniciativa do CADES Ipiranga, inicia a o movimento da Usina Eco-Cultural.
Dez.
PRIMEIRO FESTIVAL
PRIMEIRO FESTIVAL
Em dezembro, primeiro Festival da Usina Eco-Cultural, chamado Lado B do B, com repercussão na imprensa.
RESISTÊNCIA
2023
RESISTÊNCIA
Em janeiro, ocorreu uma tentativa da prefeitura de expulsar o movimento da Usina Eco-Cultural, o movimento resistiu.
Maio
PARCERIA
PARCERIA
Movimento da Usina Eco-Cultural, representado pelo CADES Ipiranga apresenta a proposta de revitalização da área com Museu do Meio-Ambiente e Mercado de alimentação orgânica na Subprefeitura do Ipiranga para pleitear a verba municipal de 6 milhões de reais, a convite do Conselho Participativo do Ipiranga.
Evento em parceria com a Umapaz na Usina com o tema de Resíduos Sólidos, o movimento recebeu multa de 42 mil reais da subprefeitura do Ipiranga, a autuação foi por motivo de evento sem autorização, a multa foi aplicada a integrante Débora Machado, o que caracterizou perseguição política.
MOVIMENTO
Jul.
MOVIMENTO E COMEMORAÇÃO
Comemoração na rua de 1 ano do movimento. Evento contou com o apoio do Vereador Aurélio Nomura - PSDB e a presença da escola de Samba Brinco da Marquesa.
Festa Junina da Usina Eco-Cultural, com o show do Ó do Forró, evento com 2 mil pessoas na rua.
Agos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Audiência Pública sobre a Usina, realizada nas escola ao lado E.E. Raul Humaitá Villa Nova, com os mandatos dos vereadores Silvia Ferraro e Aurélio Nomura.
CASSAÇÃO
Set.
CASSAÇÃO
Cassação do Vereador Camilo Cristófaro, mais influente sobre a subprefeitura do Ipiranga, que perseguiu o movimento. A Usina Eco-Cultural se posicionou publicamente em apoio à cassação.
Nov.
TROCA DO SUBPREFEITO
TROCA DO SUBPREFEITO
Troca do Subprefeito do Ipiranga, Adnilson Almeida, antigo subprefeito ligada ao vereador cassado Camilo Cristófaro é substituído por Rodrigo Bagnatori Ribeiro, ligado ao Vereador Aurélio Nomura - PSDB.
COMERAÇÃO
Dez.
COMERAÇÃO
Evento de Festa Junina da Usina Eco-Cultural, com o show do Ó do Forró, evento com 2 mil pessoas na rua.
2024
RENOVAÇÃO
RENOVAÇÃO
Será a renovação do contrato de Concessão das operações do Transbordo Vergueiro (atualmente da EcoUrbis Ambiental)

Do abandono à ocupação

O Incinerador encerrou oficialmente em 2002, marcado por uma celebração com balões coloridos. Houve 461 reclamações formais, 19 multas ambientais não pagas, e o local permanece considerado tóxico já que o poder público não fez nada para “desintoxicar”. As tentativas de transformá-lo em um polo cultural e ambiental foram frustradas, deixando o prédio interditado, com vidros quebrados e pichações. A chaminé continua como símbolo da luta da comunidade. Ao lado, o Transbordo Vergueiro recebe cerca de 3000 toneladas de lixo diariamente.

Localizado na região centro-sul de São Paulo, mais precisamente no bairro do Ipiranga, em frente à estação de metrô Santos-Imigrantes da Linha Verde do Metrô, o Coletivo Usina Eco-cultural decidiu ocupar o espaço que ficou abandonado durante 20 anos, depois que um grupo de moradores conseguiu paralisar imediatamente as atividades do Incinerador em 2001.